quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Mini Coelhos: Como cuidar?

Minha mini coelha da raça Hotot, Lucy.
                                      Olá, pessoal! Hoje vim lhes contar tudo sobre mini coelhos: Como cuidar, aonde comprar... Enfim. Vamos lá?!  :)
                                      Ter um mini coelho (ou coelho anão), apesar de ser menor e mais fácil de cuidar do que cães e afins, é uma responsabilidade muito grande; alimentar todo dia, limpar a gaiola diariamente, comprar legumes e frutas, observar quaisquer mudanças para não ocorrer o risco de pegar doenças, soltá-los um pouquinho todo dia etc. Bom, o primeiro tópico é: Onde comprar?
                                     O correto é comprar em criadouros de mini coelhos, pois assim você saberá como são os pais, se eles tem algum problema etc. Porém, Pet Shop's como o Pet Center também vendem mini coelhos, então aí fica à sua escolha.
Como deve ser sua alimentação?
                                  Uma alimentação balanceada é o correto para a saúde de seu animal, sendo composta de legumes, frutas e se houver um lugar em sua cidade que venda, feno. A minha mini coelha é alimentada diariamente com ração, legumes e verduras de diversos tipos (meio clichê, mas sua paixão é a cenoura) e caso ela gostar, uma fruta. Tentamos montar a sua alimentação semanalmente, como vi em um site ótimo para quem quer ter um coelho, pois não se deve repetir várias vezes os mesmo legumes e afins, nem dar em muita quantidade. 
Alimentos que eles NÃO podem comer:
                              Nunca dê Alface, Repolho, alimentos humanos (biscoitos, doces, chocolates), carne nem pensar, pães etc.
Quais são as melhores rações que devo dar ao meu mini coelho?
Bom, as rações mais recomendadas são as da marca Purina (Natural Coelhos) e Supra (Funny Bunny.
Como conquistar sua confiança?
Sabemos que tanto os mini coelhos quanto os coelhos normais eram alvos de caça pelos seres humanos, isso resulta em uma certa desconfiança e medo do lado deles. Minha coelhinha é muito medrosa, tem medo de tudo e todos, alerta a todo tempo. Não foi fácil fazê-la se acostumar comigo e nem com meus outros animais, por conta da sua desconfiança. Mas, depois de muito tempo tentando fazê-la gostar de mim, sentir que eu não sou um perigo, a única forma foi ignorá-la. Deixei ela andar pela sala, pulando de um lado para o outro e quando vinha ao meu lado, eu simplesmente fingia que não a via. Não sei se isso a incomodou pois sempre ao vir ao meu lado eu dar a maior atenção a ela, mas esta começou a empurrar a minha mão com o focinho, a subir em mim e se aconchegar no meu colo. Fiz carinho e após esse acontecimento, acho que ela percebeu que eu não sou um perigo. Contudo, não force a confiança deles, deixe que eles tenham o tempo deles para passar a confiar em nós.
É perigoso o Mini Coelho conviver com outros animais?
Sincera e francamente, eu não recomendo. A minha coelha, apesar de estar acostumada aos outros animais daqui de casa, tem muito medo das minhas cachorrinhas, principalmente a da raça dachshund, que antigamente, era usado para a caça de coelhos. Ela, por sua vez, tem este instinto de caça, então sempre quando consegue entrar dentro de casa corre para a gaiola da Lucy. Porém, minha gata e ela convivem super bem e são bastante amigas, se cheiram o tempo todo e não se desgrudam. Agora vai da sua preocupação.
Fonte: Minha experiência com minha mini coelha e muita, muita pesquisa em diversos sites.
Bom pessoal, é isso. Quaisquer dúvidas que tiverem me contatem por e-mail que logo faço um post falando sobre sua dúvida.
Beijos,
             Ester.

Sem comentários:

Enviar um comentário